sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MINHA RECIFE

(Carlos Celso-CARCEL)


Recife bela cidade
és o berço em que nascí
doce lar em que viví
quando em minha mocidade
hoje já com mais idade
já não sendo mais criança
reflete em minha lembrança
coisas que não esquecí.

Em tí a natura exibe
te cruzando pelo meio
ornamentando teu seio
esse "Rio Capibaribe"
que em tí nada inibe
nem modifica teu cântico
vai desaguar no atlântico
um desfilar devaneio.

Esse azul a circundar
embelezando as raias
que em tí formam as praias
um ofertório do mar
que até nos faz navegar
mesmo estando distante
pelo quadro apaixonante
que se pode imaginar.

Teus prédios e monumentos
mostram perfil soberano
e faz o teu povo ufano
com os demais ornamentos
além dos tantos momentos
quando ondas espumantes
te trazem beijos constantes
mandados do oceano.

Teus bairros, teus ancestrais
as artes e o artesão
o lindo frevo canção
que animou teus carnavais
teu aeroporto, o cais
tua estação de trem
desativada porém
viva nessa explanação.

Tudo que tivestes vejo
através da minha mente
mesmo com o ego dolente
embargo a voz neste ensejo
para te dizer que almejo
nada em tí se desative
viva tudo que hoje vive
para orgulho da gente.

Maracatú e ciranda
bumba-meu-boi, caboclinho
pífanos e cavaquinho
e os tocadores da banda
tudo isso da varanda
tua gente ver passando
alegremente tocando
sorridentes com carinho.

"Minha Recife" é tão grande
teu folclore pra falar
e não precisa exaltar
pois por sí ele se expande
por onde quer que se ande
só se ouve bem de tí
enquanto eu por aqui
me orgulho em te amar.


(20/janeiro/2008)

Nenhum comentário: